quarta-feira, 25 de maio de 2011

E a publicidade em 1600? COMOFAS???

Sim meus caros! Hoje o post é barroco! Achei curiosíssimo investigar como era feita a publicidade em épocas tão remotas, se é que havia tal artimanha. E por sorte achei informações valiosíssimas sobre os primórdios da publicidade.
Por um acaso alguém aí conhece Telemann? Georg Philip Telemann? hã? hã? Ninguém? Tá, ok, eu apresento. Georg Philip Telemann foi um compositor/empresário alemão nascido em 1681 que é tido como o compositor com o maior número de obras escritas e publicadas que já existiu (OOOHHH!!!!). Sim, são números astronômicos, mais de 3.000 composições, e, pasmem, ele está no Guinness Book! 


Voltando... Durante o séc. XVII os músicos eram divididos em 3 classes: aqueles que trabalhavam para o rei, aqueles que trabalhavam para a igreja, e aqueles que eram espertos (ok, tinham aqueles que eram ruins também, mas esses não contam como músicos rsrsrsrsrs). Telemann era espertíssimo! É bastante difícil imaginar a música barroca como produto de consumo cotidiano, mas sim, ela era feita para atender pedidos e encomendas de quem pagasse. E Telemann que não era bobo nem nada (diferentemente de Bach, por exemplo) buscava sempre a publicação de suas obras e a divulgação delas entre redes de relacionamento diversas, divulgando assim sua música tanto para a Alemanha quanto para países estrangeiros.
Uma das obras onde toda esta visão empreendedora se torna muito evidente é na Musique de Table. Telemann via essa série de composições como sua galinha dos ovos de ouro, e se empenhou muito para que ela vingasse. Adivinhe qual foi a primeira coisa na qual Telemann pensou antes de compor?

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Isso mesmo! Telemann juntou seus amigos mais influentes e com uma rede social bastante pronunciada em toda a europa o compositor começou a divulgar seu produto. Até que, com 52 anos, um ano antes da publicação da Musique de Table, Telemann enviou para um jornal de Hamburgo a seguinte nota:

“Die Liebhaber der Music haben im künfftigen 1733. Jahre ein grosses Instrumental-Werk, Tafel-Music genannt, von der Telemannischen Feder zu gewarten, es besteht in 9. starcken Stücken mit 7. und aus so viel schwachen mit 1. 2. 3. bis 4. Instrumenten. Man praenumeriret bey jedem Quartale . . . Die Ausgaben geschehen . . . an Himmelfahrt, Michaelis und Weynachten. Die Namen der Praenumerirenden sollen dem Wercke beygedruckt werde.”

[No ano de 1733, amantes da música podem aguardar uma grande obra instrumental intitulada  "Musique de table", da pena de Telemann. Ela consiste de nove peças longas com sete instrumentos, bem como várias pequenas com um, dois, três ou quatro instrumentos. A assinatura pode ser paga trimestralmente, e a referida obra será lançada em três partes: no Dia da Ascensão, na Festa de São Miguel e no Natal. Os nomes dos assinantes serão impressos na capa.]

E então? Malandrão ele né? E fez o maior sucesso, dentre os assinantes havia o nome de grandes compositores e intérpretes da época, Händel, Pisendel, Quantz, dentre outros. 
Enfim, deixo vocês com um pouco da música de Telemann, o visionário barroco da publicidade!


Enjoy!

3 comentários:

  1. "Pesquisa muito bem feita, Ivan! Acho que só em um blog sobre Reprodução Digital pra eu encontrar essa abordagem na música clássica".

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  2. Acho que já vi esse post em algum lugar... XD

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  3. Mega créditos para a musa! ;D http://euterpe.blog.br/

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