Depois de muito tempo sem postar, volto eu (com a mesma desculpa de sempre) com a vida ativa até demais. E hoje é dia de música espanhola!!! Porque quem nunca se rendeu a uma castanhola não sabe o que é viver.
Quem pensava que Espanha é só castanholas e Carlota Joaquina está muito enganado. A Espanha erudita produziu muitos compositores maravilhosos, mas, infelizmente, não tão prodigiosos quanto os francêses e austríacos, durante o século XVIII e XIX. O mais conhecido deles é o Padre Antonio Soler, compositor e executor exímio. Após sua morte, a música regional espanhola sofreu um grande hiato criativo, explodindo novamente com o lindo, o único, o irresistível: ISAAC ALBÉNIZ! Super regionalista, ele expôs toda a ginga das castanholas em várias peças. Uma delas vocês ouvem aqui, Córdoba, peça que compõe o ciclo Cantos de España:
Essa peça é engatilhada com um texto na partitura:
"En el silencio de la noche, que interrumpe el susurro de las brisas aromadas por los jazmines, suenan las guzlas acompañando las Serenatas y difundiendo en el aire melodias ardientes y notas tan dulces quanto los balanceos de las palmas en los altos cielos."
Já, na mesma leva de espanhóis compositores chega Manuel de Falla e expõe suas castanholas:
Parte de uma ópera de dois atos, La Vida Breve é uma das obras mais conhecidas de Manuel de Falla, com transcrições feitas para vários instrumentos e formações (vale conferir Magda Tagliaferro tocando maravilhosamente bem no piano essa peça: http://www.youtube.com/watch?v=gOlRuVftn9g)
Pensando um pouco mais ainda achamos Enrique Granados e as dificílimas Goyescas, uma suite para piano inspirada na técnica de Liszt, e nos quadros de Goya, o grotesco da pintura espanhola:
A música espanhola foi tão bem aceita que serviu de referência para muitos outros compositores. Sua pegada sensual, e toda a ginga flamenca contagiaram Massenet, Delibes, entre outros. Deixo vocês com a lindíssima Nuit d'Espagne de Jules Massenet:
Agora é só apanhar as castañuelas, caprichar no vestidão vermelho, muito kajal no olho e um batonzão também vermelho - prá ornar - dar um berro de OLÉ! e aproveitar essas maravilhas da Espanha.
Enjoy!
=D
uhuhuh adoro música espanhola!
ResponderExcluir