Gente, desculpem o atraso no post e esse vácuo no blog, mas a vida tá meio corrida.
Enfim, hoje resolvi fazer diferente, vamos pros moderninhos.
Eu sempre fico deslumbrado quando ouço Khachaturian (hã? quem? cuma?), sim Aram Ilich Khachaturian, ele morreu em 1978 e foi um compositor genial. Segundo a teórica Margarita Ter-Simonian: "Quando as peças de Khachaturian são tocadas é como se a Mãe Terra estivesse se expressando fisicamente. Ele viveu e criou para as pessoas, e queria ser ouvido e compreendido. Enquanto muitos compositores do século vinte divagavam a procura de um linguagem "original", Khachaturia compunha músicas que eram claras, mas ainda não primitivas, compreensíveis mas complexas".
Mas coloquem seus miolinhos para funcionar e pensem bem. É óbvio que vocês conhecem ele! Num de seus balés, especificamente no Gayaneh, consta a Dança do Sabre que se tornou bastante popular (e tocou no Pica-Pau e no Tom & Jerry também! uheuheueh).
Mas vamos ao que interessa. Uma das obras que eu mais admiro de Khachaturian é a Masquerade Suite. Essa obra foi composta em 1941 para uma peça de teatro chamada Maquerade, escrita por Mikhail Lermontov, um escritor russo já morto na época. A suite é composta de 5 movimentos, Valsa, Noturno, Mazurka, Romance e Galop. Todos os movimentos são lindííííííssimos, mas deixo vocês só com a Valsa, excelentemente executada pelos alunos da Universidade de Leipzig . Se quiserem, procurem no youtube que com certeza irão achar os outros movimentos.
Enjoy! ;D
Nenhum comentário:
Postar um comentário